Campo Carregar Arquivo
INTRODUÇÃO:
Também conhecido como “input type file”, este elemento permite que os usuários enviem arquivos do seu dispositivo local para o servidor web (repositório do Alfresco). É representado por um botão "Escolher arquivo" , quando clicado, abre uma janela de seleção do arquivo local no dispositivo do usuário. Esse tipo de campo é comumente usado em formulários de cadastro, envio de documentos, compartilhamento de mídia, entre outros, onde os usuários precisam fornecer arquivos para completar a submissão do formulário dentro da tarefa.
PROPRIEDADES:
-
Obrigatório:
- Quando habilitado, obriga o usuário a realizar o upload de um arquivo, impedindo o de concluir a tarefa sem o envio do arquivo.
-
Rótulo:
- Nome ser exibido acima do campo para identificá-lo visualmente no formulário.
-
Texto De Ajuda:
- Texto onde pode ser documentada alguma informação que possa auxiliar o usuário no preenchimento do campo (visível ao passar o mouse sobre o ícone de interrogação “?”).
-
Texto Explicativo Do Campo:
- Valor inicial a ser exibido dentro do campo, como ilustração do valor esperado, utilizado para auxiliar o usuário no preenchimento. Também conhecido com “placeholder”.
-
Nome:
- Campo onde deve ser informado o nome do arquivo a ser criado no repositório do ECM Alfresco.
-
Multiple Files:
- Quando habilitado, permite ao usuário o envio de mais de um arquivo no mesmo formulário.
-
Pasta de destino:
-
Campo onde deve ser informada a estrutura de pastas (similar diretórios) e sub pastas para onde o arquivo deve ser enviado. Essa estrutura será automaticamente criada, caso ainda não exista. Aconselhável somente utilizar somente caracteres alfanuméricos (letras e números) e evitar caracteres especiais. Pode ser utilizar valor fixo atribuídos manualmente ou valores de variáveis (campos de formulários ou variáveis), no seguinte formato:
Exemplo atribuindo um valor fixo:CODEPastaRaiz/SubpastaA/SubPastaBExemplo de uso de variáveis:
CODE${nomeCampoA}/${nomeVariavelA}/${nomeVariavelB}Caso desejar utilizar valor de variável (variáveis de fluxo ou tarefas com formulários diferentes) como parte da nomenclatura das pastas, será necessário utilizar um campo oculto, e nele “setar” o valor desejado, por meio dos eventos da tarefa.
-
-
Condição:
-
Campo do tipo caixa de seleção que pode ser marcada (ativada) ou desmarcada (desativada). Quando marcada, fará com que o campo somente seja exibido se o resultado do teste condicional for TRUE. Expressão Condicional:
- Campo do tipo texto onde deve ser criada a expressão condicional. E possível utilizar valores (campos ou variáveis) do mesmo formulário ou de outros formulários (tarefas anteriores já executadas).
Veja um exemplo #TO-DO
-
-
Rename (renomear):
-
Defina um novo nome para arquivo a ser enviado, substituindo seu nome original. Ao utilizar esta funcionalidade, é possível criar múltiplos arquivos, com nomes diferentes no repositório do Alfresco. Quando desabilitada, o comportamento padrão do sistema será criar um versionamento de arquivos no Alfresco.
- Aceita um valor fixo arbitrário, como por Ex. “Comprovante de pagamento”, ou valor de variaveis do fluxo:
CODE${nomeVariavelB}
-
-
Filter (filtro):
-
Permite restringir os tipos de arquivos (extensões) aceitos para serem enviados. O padrão é aceitar qualquer extensão, mas caso deseje restringir para aceitar, por exemplo, somente arquivos do tipo PDF ou XLSX , aplique a seguinte configuração neste campo:
CODE.pdf,.xlsx
-
-
Salvar Como:
- Através dessa configuração é possível definir o comportamento desejado, quando forem enviados arquivos com mesmo para a mesma pasta:
-
Rename:
-
Quando selecionado, irá aplicar a renomeação automática nos arquivos, conforme exemplo abaixo:
- MeuArquivo-1.pdf
- MeuArquivo-2.pdf
-
-
Version (Versionamento):
- Quando selecionado, ira aplicar o versionamento, ou seja irá criar um único arquivo, porem contendo uma pilha de versões.
-
- Através dessa configuração é possível definir o comportamento desejado, quando forem enviados arquivos com mesmo para a mesma pasta: