Tipos de Componentes/Tarefas
O WF Designer é uma ferramenta amigável que permite a criação de fluxos de trabalho (processos) por meio de componentes visuais, simplesmente arrastando e soltando o componentes (Tarefas/componentes) para a área de desenho, fazendo as ligações e configurando suas propriedades (configurações específicas de cada componente).
Utilizamos um diagrama similar a notação BPMN (Business Process Model and Notation), os tipos de componentes e tarefas são representados de forma clara e organizada para descrever como um processo de negócio funciona.
No diagrama temos símbolos padronizados para mostrar como diferentes componentes (eventos e atividades) se conectam para formar um fluxo de trabalho eficiente. Esses diagramas são essenciais para visualizar e entender processos de negócios complexos de maneira clara e acessível.
A seguir, serão detalhados os tipo de tarefas e componentes, suas capacidades e características específicas, bem como suas propriedades e opções de configuração.
Eles são classificados em 5 grupos principais:
-
BPMN:
- Componentes relacionados a notação BPMN, que são utilizados para documentação do processo, possui apenas efeito visual.
-
EVENTOS:
-
São marcos que ocorrem durante o processo como:
- Início do processo
- Fim do processo
- Pausa no processo (Cronômetro)
- Subprocesso
- Captura de documentos (integração com capture).
-
-
TAREFAS:
-
Representam ações realizadas dentro do processo.
- Tarefa de Usuário: Tarefas que exigem intervenção manual ou decisão humana.
- Tarefa de Sistema: Tarefas automáticas executadas por sistemas ou softwares.
-
-
PORTAS:
- Componentes que permitem que o fluxo execute caminhos diferente conforme o resultado de testes condicionais.
-
INTEGRAÇÕES DE TERCEIROS
- Componentes responsáveis pela integração com sistemas de terceiros, como sistemas de assinatura eletrônica/digital de documentos.